quarta-feira, 28 de abril de 2010

Diário

Escrever um diário é tão pessoal. O que se escreve o tempo não apaga, mas contradiz. Deveria ter escrito mais, pq a minha confiança foi violada por acreditar na palavra. Se as pessoas pensam que o que elas vivem é exclusivo delas, sinto muito, não é.

As versões podem ser melhoradas, ou pioradas rs. Quando aumentadas, só trazem a discórdia. Viver certo é difícil e ser justo mais ainda. É preciso lembrar sempre que toda ação tem uma reação e que TODAS as histórias têm dois lados. SEMPRE.

Bjs a TODOS

quarta-feira, 21 de abril de 2010

O Rio dos meus sonhos


O Rio dos meus sonhos no fim de março era bem diferente... Meu texto falaria da visão lúdica que tenho, tinha, nem sei rs para nossa cidade - que amo apesar de tudo.
MUITO TRISTE em ver toda tragédia que chegou com as chuvas. Muitas mortes, muitas pessoas sofrendo perdas emocionais, pq as materiais comparadas a vida ficam menores, mas doem também. Fico realmente pensando em como a natureza nos dá seus avisos desde o fim do ano passado. Estamos surdos afinal? Me pergunto todos os dias pq as coisas são deixadas de lado e feitas de qualquer maneira em nosso país, pq permitem essas construções que têm tudo para dar errado, pq esses infelizes que governam nosso estado e nossa cidade, preferem gastar dinheiro com uma bosta de Cidade da Música, inacabada, inoperante e EXTREMAMENTE CARA....POR QUE??? Sim, temos cara de palhaço!!! Pior, muitas vezes votamos nesses caras de pau que agem como se nada tivesse acontecido. Político gosta de povo burro e doente para se manter em troca de promessas que beiram o ridículo.
Fico tão triste pelo Rio... de verdade. Ainda tenho que assimilar as Olimpíadas. Como assim? Se o Rio não dá conta da sua população no básico, como vamos sediar um evento desse porte? Palhaçada... Enquanto eu desabafo aqui, o sol já saiu, mas quem perdeu ainda está aí. Fiquei me sentindo pequena quando uma senhora de 86 anos dizia que estava feliz por receber tantas doações e que a vida seguia, em vez de se lamentar. Ela se salvou porque saiu de casa com a roupa do corpo. Me senti tão envergonhada. Quantas vezes lamentamos o que não temos, em vez de valorizar nossos ganhos? Vejo as pessoas perdendo tempo com assuntos pequenos...depois a vida não anda e eles se perguntam: Por que? Conheço alguns assim. Porque nós deveríamos valorizar nossa saúde, harmonia em nossas casas, respeito, consideração e acima de tudo, educação e formação. Aliás, que saudade da vida acadêmica.
Hoje o Rio dos meus sonhos é uma cidade capaz de levar quem trabalha ao seu destino sem grandes transtornos. Transporte decente, funcionando sem causar o aborrecimento que causa. A educação como principal objetivo do nosso governo. Pagamos nosso impostos e queremos resultados.
Fico passada com as coisas que são anunciadas. As casas dadas as pessoas de Niterói como um grande gesto. Não fizeram mais do que a obrigação. Deveriam ter fiscalizado as construções irregulares antes. O asfalto liso como um super empreendimento, quando a regra é o asfalto liso rs. Os caras fazem isso com um tom de campanha que irrita. Ah tá e eu sou o Bozo, acreditando nessa comédia!!!
Voltando...Gostaria do imóveis do centro restaurados, as praças cuidadas para não serem só um enfeite cercado, as praias limpas, o asfalto liso rs, a Cidade da Música em marte rs, rodízio no trânsito, Maracanã sem cambista, Flamengo campeão SEMPRE, pq ele existe para isso kkkkkkkkk, o respeito ao idoso, respeito as crianças que são maltratadas até por quem se diz a serviço da justiça, cadeia pros safados que roubam a nossa saúde, cadeia para bandido que mora em cobertura na Barra e multa para quem usa o tempo da justiça por besteira. Vai estudar, lavar um tanque de roupa suja ou tomar a medicação certa rs.
VAI FAZER O DIA D EM QUIXERAMOBIM!!!
Como diz o meu pai: "Isso é falta de serviço militar". Ele está certo. Aliás muito difícil meu pai se enganar sobre alguma coisa ou sobre alguém. Olha que ele quase não fala.
Queria saber como seria o Rio dos seus sonhos. Espero comentários.
Bjs a todos e ainda não achei o fundo perfeito com a cara da autora, mas eu chego lá.

Tolerância quase zero rs 2 - A missão




Pessoas,
Tolerância quase zero, trato especificamente dessas criaturas abomináveis que formam o elenco do nosso trânsito. Desta vez, preciso me conformar ainda mais que o problemas são as pessoas. Essas pessoas sem educação que vivem bem próximas de nós TODO SANTO DIA!
Ai...ai...Fui ver Avatar. James Cameron e tal. Ouvi algumas opiniões sobre o filme e fui confirmar. Escolhi um dia de semana, primeira sessão, lugar marcado e feliz com meu litro de Coca, sentei e esperei. Antes das luzes apagarem, o casal ao meu lado já dava sinais de que a minha sessão seria post do blog. A cidadã falou O FILME INTEIRO e olhava o celular que estava no silencioso. Sim, ela não desligou o celular! Eu tentei, juro rs , me concentrar em todo efeito especial, criaturas azuis e sublimar aquele comportamento mal educado.
Fim de filme, eu ouço o seguinte comentário num tom debochado: "É...Avatar mudou a minha vida e a sua kkkkk?". Visualizei rapidamente o "estilo" da dupla. Posso apostar que são estudantes de alguma faculdade de humanas, arriscaria Comunicação Social e ai preciso abrir um parênteses. Avatar é diversão e ponto. Todo aluno de Comunicação, se acha. Fiz o curso e vi isso. Não tinha tempo para fazer esse tipo rs, pq chegava sempre atrasada do trabalho e com fome. Essas criaturas são amaldiçoadas pela síndrome do "faço comunicação, sou intelectual". Desabafooooooooooo. Usam havaianas para tudo, entram pra turma do pé preto, tornam o pé sujo a saidinha de sexta rs...quem falar que não, está mentindo.
Não satisfeitos, deixaram o copo de refrigerante no suporte, o saco de pipoca jogado na cadeira e toda sujeira possível. Quase senti febre rs. Desci, entreguei meu super óculos 3D ao funcionário da sala e fui ao banheiro. Quem estava lá? Ela, a falante. Vontade de socar. Sai de lá e liguei o meu celular e falando ao telefone, comentava sobre o filme com uma pessoa. Ela estava do meu lado e não perdi a oportunidade. Imagina aí. Ela ao meu lado eu digo a seguinte frase: "O filme é bacana. História batida, os efeitos são incríveis e adorei o colorido de tudo. Problema foi o casal mal educado que estava ao meu lado que falou o tempo todo e no fim deixaram todo seu lixo. Gente porca e mal educada não deveria frequentar lugares públicos. Nesses lugares deveria existir um sensor de educação que barrasse essa gente kkkkkkkk"
Imaginou esse texto e a criatura do meu lado? Olhei, dei um sorriso e me afastei enquanto ela ficava laranja e roxa ao mesmo tempo. Pensei baixinho: "Hoje eu apanho kkkkkk".
Foi divertido.
Outra coisa que reparei nos últimos tempos é a amnésia que assola a população. Por favor e obrigada devidamente abolidos do vocabulário, assim como a idéia de bom comportamento. Olha, não sou uma pessoa simpática rs. Não mesmo. Não saio por aí rindo para fazer média e muito menos para me acharem "gente boa". Quando isso acontece com vontade e sinceramente, eu gargalho rs. Aprendi que nem todo sorriso é simpatia, muito menos sinceridade ou bondade. Educação tem sempre seu lugar, mesmo numa situação extrema, se der rs, claro. Nem sempre dá kkkkkkkkkkkk. O sangue quente fala mais alto. Bem alto rs. Falsa educação me irrita. Vc sabe que aquele(a) coisa rs, está usando aquele verniz camada fina dose única rs, só para ter a sensação do tipo: "Eu fui educado e ninguém pode falar que não." Ah...não ferra. Voltando a minha expressão manjada pacas...vontade de bater a cabeça da criatura na parede até sangrar kkkkkkkkkkk! Tsc.tsc...
Então me diz: Pq as pessoas andam com guarda chuva embaixo da marquise hein? A turma do fura olho não dá trégua. Tudo bem que não gosto deste utensílio, pq acho que ele só ser para ser esquecido em algum lugar, mas quem usa, pelamordedeus rs!
Encerrada a sessão da quase nenhuma tolerância... sinto um certo alívio kkkkkkkk.
Agora, uma finalização diferente para o texto, uma vez que resolvi deixar para lá os outros 4 parágrafos que estavam escritos.
Meu brinde a essas pessoas que tenho o prazer de dividir a minha vida nos momentos bons e ruins. Pessoas que troco tantas idéias, sonhos e confidências rs. Vcs são muito especiais para mim. Disse muitas vezes que se pudesse voltar no tempo, faria coisas diferentes. Talvez, se o tempo voltasse, não as deixaria chegar ao limite. Eu sabia que ia acontecer, mas eu tenho essa mania de ver até onde outro vai, mesmo sabendo o fim da história. Faço isso, pq sempre contei e acreditei no bom senso. Pior, acredito nas pessoas, pq sem essa crença, tudo perde sentido. Fazer o que? Me arrepender de todas as coisas boas que fiz, mesmo não valorizadas ou reconhecidas, não me arrependo mesmo. Se isso acontecesse, me arrependeria de ser quem sou e isso, nem pensar!
É isso! Próximos posts: "O Rio dos meus sonhos" e depois "A escolha de Christine". Esse último post vou escrever numa quase dupla rs com a Isadora Nardy do blog "Tantos Caminhos", a Mamu. Daremos mais notícias em breve.
Bjs a todos e obrigada pela visita.

Entre cães e gatos




Sempre quis um cachorro. Verdade que pensava nisso, sempre na hora do jantar. Poderia dar a ele parte da comida que não gostava embaixo da mesa rs. Santa imaginação. Quando meu irmão voltou, depois de morar um tempo fora, decidiu que teria um cachorro. Não me lembro como foi decidida a raça, Cocker Spaniel inglês - fucinho mais longo. Fomos ver uma ninhada na Ilha. Meu irmão, sempre visualizou essa raça em marrom. Essa era a idéia dele, mas quando me deu a chance de escolher o filhote macho, fui no pretinho básico. Bandit estava em nossa pequena família. Revirou a casa e nossos sentimentos. Destruiu o sofá da minha mãe, batizou a casa inteira marcando território, não me deixava amarrar nenhum cadarço, mas ele era incrível. Lindo, preto com as orelhas balançando sempre e um ladrão de pratos rs. Bandit era bem treinado para algumas coisas e para outras, infernal. Quase um Marley rs! Quando saia do banho na Pet Shop perto de casa, era um sucesso, mas se acabasse o banho e não tivesse ninguém esperando, era um escândalo.
Uma época de muitas festinhas lá em casa. Logo depois que o Antonio voltou, entrou na faculdade. Numa dessas, descobrimos que o Bandit tinha uma tendência ao alcoolismo rs. Copo de cerveja deixado no chão, era do Bandit babão! Dia seguinte ele curtia ressaca, bebia Coca Cola e dormia na mesma posição que seu dono rs. Quando ele chegou, eu tinha 16 anos e ele sabia o meu horário de chegada do colégio. Ele me via do outro lado da rua e começava o latido mais alto que já ouvi até hoje. Uma festa a cada entrada em casa. Ele era um fofo, apesar de ter roubado alguns bifes e ovos fritos meus. Danado! Infelizmente nossos bichos não duram para sempre e no fim de 1999, um pouco antes da minha mãe, Bandit foi embora...Quando nosso cachorro morre, uma parte nossa também vai embora. Quem já teve cachorro, sabe.
A idéia de ter outro cachorro ficou bem distante. Não tinha contato com gatos e ainda alimentava a lenda de que são frios e tal. Junho de 2001, um amigo me convenceu de que poderia ter um felino. Ele tinha dois e o pai encontrara uma fêmea no lugar onde trabalhava. Nessa época estava morando só, em Copa e pensei que o gato por ser mais independente, poderia ser uma boa opção.
Tinha passado o fim de semana na serra e quando cheguei já trouxe o kit sobrevivência para a mais nova presença lá de casa. Paolo chegou com ela dentro do casaco. Quando ela colocou a cabeça para fora... Era cinza, rajada de cinza escuro e com os olhos grandes. LINDA! Me apaixonei. Ela fez o reconhecimento da casa e bati o martelo. Pequena era minha.
No mesmo dia conheceu seu tanque de areia e foi se arrumando por ali. Ela era uma fofa, mas muito na dela. Me senti um pouco rejeitada kkkkkkkkkkkkk. Lembrei do Bandit, frenético. Fui ler sobre gatos e vi que era assim mesmo. Quando menos esperava lá estava ela me olhando. Figura!!! O tempo passou e então decidi, como trabalhava muitas horas naquela época, que ela poderia ter uma amiguinha rs. Queria uma gata preta e descobri que não é tão fácil assim adotar uma. Consegui pela veterinária do Bandit, um contato para conseguir a Pretinha. Dona Wanda, que é dedicada aos animais abandonados, conseguiu uma para mim. Fui ao INPA em Copacabana mesmo e vi a Pulgona.
Feia,magrela, fedida, rabo queimado pelos pivetes na praça do Bairro Peixoto e única. Olhei bem para ela e adotei! Adaptação de gatos é muito engraçada. Pequena estava curiosa e ciumenta, mas depois adotou sua nova amiga. Comiam juntas, brincavam e as vezes, duelavam rs. Descobri como elas são bacaninhas e espertas. Pretinha parece um urso. Nada tira essa felina da cama em dias de chuva. Pequena é um saco sem fundo. Come sem parar! Cada uma na sua e todo mundo numa boa. Depois de um tempo, castrei as duas, porque o meu pai, o Nane não aguentava a sinfonia quando estavam no cio. Hoje elas são "assim" com ele. Mais engraçado de tudo, ele é "assim" com elas rs.
Feliz com meus bichinhos comecei a influenciar os próximos rs. Meu namorado na época, morava sozinho e falei para ele: "Tem uma gatinha linda aqui. Vc não quer?". Ele quis. A gata deixada com a Maria Helena chamada de Tigrita, recebeu o nome de Brigitte e vive feliz com seu dono. Apaixonados um pelo outro rs. Depois do Rodrigo, foi a vez do meu irmão. Definitivamente a Frida é uma felina única. Quer a sua atenção por 5 segundos e depois vc pode ir embora. Não se engane. Ela vai se esconder e pular quando vc passar para te "dar um susto" kkkkkkkkkkkkkkkk. Ela vai dormir na sua barriga e ela vai entrar na sua mala e ficar igual ao ET no armário disfarçado de boneco? Kkkkkkkkk
Os bichos são como amuletos. Recebemos alegria deles, percebem nossa tristeza, sabem quando vamos sair e voltar e se manifestam de forma bem particular. Adoro minhas gatas. Adorava nosso cachorro e não sabia que ia ganharia por um tempo, um amigão.
Ele chegou de surpresa, não foi lá em casa e não sabe de onde. Chegou e ficou. Zico era um Rottweiler. Grande e bobo. Latia e pulava ao mesmo tempo. Pesadão! Não gostava de banho no caminho até a água, mas depois fazia a festa. Zico foi meu amigão por um tempo. Ele ficava comigo quando eu chorava e trazia o ossinho que eu tinha dado, todas as vezes que eu chegava. Eu conversava com ele e ele comigo. Ele tinha medo de trovão e se escondia. Fazia corpo mole e se jogava no chão rs. Ele era guloso e conhecia os horários das refeições. Gostava de andar de carro e ficava olhando o mundo lá fora pela janela. Zico foi brincar em outro lugar também... Me despedi dele um tempo antes disso. Nosso último encontro. Eu sabia que depois daquele dia não o veria mais... e por isso apertei bastante, sacudi as orelhas e agradeci meu amigão por tudo!
Deveríamos aprender um pouco mais com os bichos. Cachorros são leais e fiéis. Gatos são inventores da auto estima alta, não fazem média com ninguém e são simpáticos sem forçar a barra rs.
Ah! Não posso deixar de mencionar o Trequinho - não sei se escreve assim Mamu rs. Esse gatão é o mais preguiçoso,amável e dengoso que conheço. Ele gosta de se esconder no armário, deitar na cadeira e se espalhar no sofá. Já dormi muitas vezes depois de festas abraçada com esse felino.
Quer um bicho de estimação? Adote!
Bjs a todos

Falha minha rs...


Pessoas,
Cometi uma injustiça. Não mencionei hora alguma no post "Os filmes falam comigo", Tim Burton e Sofia Coppola. Gosto MUITO deles. A lista de filmes ficou desfalcada - o que já imaginava com a falta de Lado a lado, Em algum lugar no passado, O que é isso companheiro? e alguns outros que serão citados futuramente.
Não vi o Jack na primeira fila do Oscar. Alguém viu? Fiquei muito feliz com a vitória do ator austríaco Christoph Walt de Bastardos Inglórios. Ele realmente é incrível. Não posso falar sobre os outros, porque ainda não vi seus filmes.
Amanhã, volta do CQC para nossa alegria e felicidade! Nos vemos no próximo post "Entre cães e gatos".
Bjs a todos e obrigada pelas visitas, mesmo não declaradas rs.

Noite do Oscar



Uma rapidinha...
O melhor da noite do Oscar é ver o Jack com seu eterno sorriso de Coringa, na primeira fila de óculos escuros, Meryl mais uma vez indicada e torcer para que Avatar não leve a estatueta de melhor filme, pq não é. História tosca com efeitos especias INCRÍVEIS sim. Justo falar isso, mas numa boa, ficaria só com os Na´vis toda trabalhada no azul o filme inteiro.
Vale ver o filme? Vale, em 3D, claro! Daí a ser o melhor para academia...léguas!
Bjs a todos
PS: Mamu, obrigada pela riquíssima troca literária! Juntas e misturadas!!!!!!

Os filmes falam comigo, enfim



Pois é pessoas,
Não do jeito que eu queria, mas de como consegui finalizar. Percebi o espaço enorme que os filmes têm na minha vida. Colocar isso em palavras fica nem sei o que rs. Tive um bloqueio criativo da escrita, mas o foco está de volta, eu acho rs. Terminei o texto que tinha começado e me toquei de que talvez, disse talvez eu deveria ter escrito sobre filmes desde os meus 17, já que decidi fazer comunicação aos 14. Quem sabe agora, mesmo atrasada?
Estava na Livraria Cultura em SP e fiquei pensado no tópico que escolhi para o blog. Estava na sessão de DVD – minha preferida, com o meu irmão e me deparei com a trilogia do Poderoso Chefão. Precisava de um ponto de partida para o texto sabe rs? Fiz meu irmão comprar a sugestão bacana que dei. Não sei se vcs já repararam, mas adoramos gírias antigas – eu e Antonio.
Esse kit do Poderoso Chefão tinha uma opção com um baralho e fichas de pôquer. Isso que me agrada. O maior exemplo de Máfia aliado ao jogo do blefe!
Dia seguinte, estava eu jogada no sofá e passeando pelo Twitter e vi que um amigo de faculdade, Bruno Bonetti, tinha postado um link - http://whathappenedinmybirthyear.com em que colocamos o ano em que nascemos e ele dá uma descrição do que aconteceu de importante, por exemplo, em 1972 kkkkkkkk. Ano da fabricação do primeiro Atari! Chupa essa manga!
Poderoso Chefão ganhou o Oscar de melhor filme nesse ano. Por que não começar por ele? A linha de pensamento mafiosa e como é colocada e praticada é fora do comum. Maravilhosa a forma como ele sorri para aquele que sabe ser um traidor e com muita tranqüilidade espera a hora do acerto de contas. Queria ter um pouco de Brando!
Pedi na locadora uma relação dos filmes que já vi. Não consegui, mas vamos lá. Pensei então em fases da minha vida e filmes que me marcaram e claro, sempre existe uma ligação as trilhas.
Minha infância além do Rei rs, Sessão da Tarde com todos os filmes do Jerry Lewis e suas caretas impagáveis e Fantasy da Disney, ainda no Rian Copacabana. Xanadu com a Olivia Newton John e Michael Beck – mesmo ator de The Warrios, no Cine Veneza. A moda era ir à Mesbla no Rio Sul – olha a entrega da idade aí gente, fazer a camisa decalcada com brilho, estampar “patins encantados” e ver o filme. Assim eu fiz! Vale lembrar que entre esses, minha mãe fazia questão de apresentar os clássicos. Acho que a minha quase necessidade de comentar o filme quando acaba, peguei com ela.
E.T. veio quase na sequência e até hoje assisto quando passa. A história tem tom cômico e sentimental, trilha e os jargões, que até hoje uso. Pronto, confessei rs! Esse filme fala de compaixão, amizade e da ausência de preconceito. Tem uma trilha linda. Eu choro vendo ET rs. MUITO!
A adolescência já batia e então me falaram de Flashdance, Footloose e Top Gun. Gente, eu sou da época onde as trilhas eram o setlist das festinhas. Nós tínhamos a hora da música lenta.
Bom, Rambo e Rocky eu vi todos. Adorava ver o sangue escorrendo e boca torta do Stallone, claro. Tenho uma leve desconfiança que a minha verbalização sobre “bater a cabeça da criatura na parede até sangrar” pode ter vindo dele. Stallone ou Brando? Brando talvez me ensine hora e a forma mais elegante ou não de fazer isso sem me sujar kkkkkk.
Fase dos quinze anos chataaaaaaaaaaaaaa, com exceção das super festinhas e o cinema perto de casa. Assistia a tudo que era lançado. Bons tempos! Fui eu andar novamente pelos clássicos – “O que terá acontecido a Baby Jane?”. Minha mãe fazia aulas de teatro no Tablado e depois no Curso Dirceu de Mattos e eu sempre estava com ela. Ensaiava, ajudava e estudava quando dava. Riqueza de opções. Os “colegas de classe” dela estavam uma ou duas gerações entre as nossas. Os deveres de casa, principalmente os de caracterização, eram ricos em informação e pesquisa. Participava disso também.
Aprendi muito e ainda trabalhava em locadora. Meu primeiro emprego quando ainda fazia o segundo grau. Falamos de 1989 e eu já tinha 17 anos.
Depois fui trabalhar com o pai de um amigo que vendia os filmes da Tri Star para as locadoras do estado do Rio. Vivia cercada pelos posters de divulgação e pedidos. Muito papel rs. Na época, tínhamos uma parceria com a BMG Ariola ainda num prédio na Rua Santa Clara. Meu universo era cinema, música, estudo e cursinho para o vestibular, isso inclui Circo Voador e muito Celso Blues Boy rs.
Nunca fui preconceituosa com filmes. Posso não curtir um ou dois gêneros, mas no geral procuro ser democrática até para dizer que não gostei. Numa onda de ficção, Star Wars – adoro falar como o Yoda e faço da minha gata preta uma versão dele, Alien, Matrix – ressalto que só o primeiro me emociona, sempre fala que não podemos pensar como únicos no tempo e no espaço. Meu sonho quando era criança era viver como os Jetsons e não como os Flinstones. O Fred é divertido, tem um tom político, mas ele é um ogro que tem um amigo tosco, beirando o idiota. Me irrita um pouco rs. Fica bobo demais depois de um tempo. Entendem agora a minha paixão pelo Pica Pau? Rs... Santo deboche!
O momento nostalgia terminado, vamos ao que interessa. Filmes falam sim e muito. Acho muito complicado tentar adivinhar o que o autor quer nos dizer. Os poetas sempre sofrem com isso. Muito mais interessante pensar em como as suas palavras são recebidas por nós. Clarice Lispector deve ter tido os momentos dela, mas o seu maior presente são suas palavras, que dizem tanto e com toda sinceridade, sem frescuras.
Adoro como Almodóvar é tão real contando histórias e sem o menor receio. Ele nos dá uma sensação de verdade e liberdade incríveis. Considero um dos diretores com linguagem mais humana que conheço.
Tarantino é meu herói! Caramba... Fico imaginando o que não passa na cabeça dessa criatura antes de nos dar os presentes que ele carinhosamente nos prepara.
Uma pausa: Não sou estudiosa de filmes, crítica – longe disso. Só coloco aqui a minha visão e sensação do que já vi.
Sigo alguns atores, outros, nem tanto. Pacino, De Niro, Jack Nicholson, Sean Connery, Denzel Washington, Nicolas Cage, por exemplo, anda fazendo escolhas péssimas. Hollywood anda com uma mania feia pacas. Eles pegam um elenco celestial assim como seus cachês, um roteiro sofrível e no fim do filme vc olha para tela com uma cara de idiota, quase cara de árvore e pensa que aquela bosta de filme vc já viu antes e achou ruim e resolveram dar “uma nova cara”. COMO ASSIM? Fato. Nessas horas se quer dar uma de pseudo intelectual – ridículo isso, bato palma para algumas produções européias, por exemplo.
Já reescrevi esse texto 359 vezes e assim.... o tom que quero dar é só dividir os filmes que falam ou falaram comigo alguma coisa marcante, especial. É um momento mágico em que fico hipnotizada. Já tentei de tudo e por isso talvez ele tenha uma segunda versão, mas quero mesmo deixar aqui o que alguns filmes me marcaram. Vamos à lista, mas antes um desabafo: EU ODEIO A BRIDGET JONES E SEU DIÁRIO. Ela é tudo que não gostaria de ser. Tapada e sem noção. Esse "jeitinho" dela não me convence! Carinhosamente a chamo de anta. Prontofalei.com.br rs.
Peito aliviado vamos lá:
Poderoso Chefão
Assim caminha a humanidade
Noviça Rebelde
Invasões Bárbaras
Fale com ela
Volver
Vanilla Sky
Coração Satânico
Pulp Fiction
Bastardos Inglórios
Não conta a ninguém
Janela Indiscreta
Tempos Modernos
Os Infiltrados
Minority Report
Star Wars
Como agia para chocolate
Melhor é impossível
O que terá acontecido a Baby Jane?
Matrix
Contato
Auto da compadecida
Tomates verdes fritos
Eu seu que vou te amar
Lua de Fel
Veludo azul
Cidade dos Sonhos
Crash
Traffic
Amores Brutos
Lisbela e o prisioneiro
A mulher invisível
O cheiro do ralo
Rock´n Rolla – A Grande Roubada
Harry Potter _ Todos até agora
O Senhor dos Anéis - Todos
Cidade de Deus
Brilho eterno de uma mente sem lembrança
Closer – perto demais
Efeito Borboleta
Moulin Rouge
O labirinto do fauno
Sobre meninos e lobos 21 gramas
A vida de David Gale
Diamante de sangue
A vida dos outros
À procura da felicidade
Pequena Miss Sunshine
Clube da luta
Corpo fechado
Kill Bill
Onde o fraco não tem vez
O fabuloso destino de Amélie Poulan
Quem quer ser um milionário?
Encontros e desencontros
Piaf
The Edukators
E.T.
Fantasia
E o vento levou
Forest Gump
O Rei Leão
Madagascar
Shrek

Sobre o post: Os filmes falam comigo



Olá pessoas,
Me atrasei com esse post, porque os filmes não falam comigo. Eles praticamente me consomem. O texto ficou mais amplo do que eu imaginava e preciso de mais tempo. Posso dar aqui, uma dica de um dos meus diretores favoritos, Tarantino. "Bastardos Inglórios" é incrível. As trilhas toscas e sempre com um tom mexicano me faz acreditar, que ele sim é um grande provocador dessa indústria. Agradeço a ele por não me dar a sensação de que já vi aquele mesmo filme de roteiro mediano e um elenco Supersônico da Glasslite rs.
Fica a dica e um pedido: Paciência com a escritora e mais....adoraria que meus visitantes se apresentassem a mim. Os comentários são aprovados antes de serem postados, ok? Caso não queira o seu aqui, só falar. Pode criticar também. Eu suporto.
Bjs a todos

O processo de imbecilização do brasileiro


Começou mais um BBB na Globo. Eles conseguiram chegar a décima edição! BBB 10 - Ninguém aguenta mais! Muito bem. Não vou mentir. Eu assisiti BBB no início. Formato novo de programa, bem produzido, boa observação do comportamento dos outros e por fim, um ganhador de uma pequena fortuna.
Hoje quando vejo qualquer anúncio sobre o programa, mudo de canal. Vc abre o jornal, BBB, vc abre a revista, BBB e pior ainda é o bombardeio de notícias sensacionalista dos ex BBBs. Não satisfeitos colocaram ex-BBBs nessa edição. Tsc...
Quem tem que mostrar algum avanço, já mostrou. Quem tinha que ganhar, ganhou. Quem tinha que tirar roupa, tirou. Quem tinha que fazer diferença, já fez. O resto, é figuração. Isso tudo graças ao povo brasileiro. Aquele que não pode pagar uma uma Tv a cabo e vê a aberta todos os dias, liga e paga para votar. Vota pela internet. O pior nessa história toda são as referências. Celebridades instantâneas no atacado que acrescentam o que? Playboy, apresentadora e atriz. Sabe quando perguntam o que ela faz e a beldade responde: "Sou atriz, modelo e manequim"? Tsc, tsc...
Manter-se num bom nível e fazer bom uso da popularidade não é para qualquer um. Meu aplauso para quem usou bem a chance e meu lamento por quem vive nadando contra uma maré sem fim, só pq quer ter a fama, o sucesso e tudo mais. Direito a isso, todos têm. Qual é preço mesmo?
Torço todos os dias para aquele jornalista que faz enquete do programa me parar na rua e perguntar alguma coisa! Impressionante como a sua vida fica totalmente isenta de privacidade. Isso não me comove!!! Bom mesmo é ver as pessoas que já tem afinidade, discute relação e blá blá blá.......Isso pq ainda não falei dos romances. Que romances??? Eu vejo casais que tratam seus relacionamentos como campanhas publicitárias com slogans e tal e nem são celebridades. Imagina quem é? Tsc, tsc, tsc.... Nem tudo parece ser, o que realmente é. FATO!
Essas pessoas não se conheciam antes. Imagina vc ter afinidades com alguém que vc nunca viu! Como assim? Ah sim. Tudo começou na festa. As festas são o termômetro de barraco, pegação e prêmio dos sem noção da casa.
A minha humilde opinião continua a mesma. Um jogo que vale R$ 1.500.000,00, ponto. O resto é o resto. O vencedor que aproveite seu dinheiro, pq o povinho que banca isso vai continuar na mesma e provavelmente mais duro e alienado do que antes. Ah sim! Dou um crédito. Adoro o Bial e a ele atribuo boa parte do sucesso "disso".
Não vou me prolongar sobre o assunto pq preciso escrever sobre algo mais relevante, ok?
Nos vemos em breve.
Bjs a todos.
PS: Peço que me mandem sua opinião sobre o blog e sugestão para os posts. Os comentários são confidenciais e só serão publicados se autorizados. OBRIGADA pela visita!

O poder do churrasco como programa coletivo!



Atrasada para variar, mas vamos lá. Fim de ano foi corrido e o início com muitas notícias tristes, não é? Fiquei um pouco desanimada em escrever sobre um tema como esse. Agora em pleno calor do cão nesse Rio de Janeiro, não pude me conter.
O churrasco, na minha humilde opinião é o melhor programa coletivo já inventado. Um clássico do nosso verão e muito agradável o ano todo. Eu, apreciadora daquela picanha primeiro corte - boca cheia de água rs, e tudo que engloba este evento, tá certo?
Algumas empresas poderiam usar isso até para avaliar as relações interpessoais dos seus funcionários. Fiz esse comentário a com Srta. Chevalier outro dia num banho de sol. Falando no astro rei, vamos ao formato do cenário. Sábado de sol, aquela casa ou ap com a churrasqueira bacana e além daquele chuveirão e se for o caso, a eterna e relaxante piscina. Perfeito, não é? O churrasco tem suas figuras, principalmente quando existe "o grupo". Sim, os grupos determinam o modus operandi da situação.
Sempre temos o que toma providência, o que não faz nada, o enganador, o churrasqueiro, o preocupado com a temperatura da cerveja - esse pede gelo em escama, o preocupado com a marca da cerveja - Cintra não dá, o preocupado em quanto vai sair o rateio - preocupado é bom demais e o dono da casa, que normalmente se preocupa com tudo, principalmente, se divertir.
Etapa um: As compras. A turma do mercado discutindo o que levar e quanto levar na frente da vitrine refrigerada. Drumete, linguiça, coração e picanha? Depende de quanto custa. Então maminha ou contra-filé? Decisão do grupo, sempre. Carvão, salsichão "diliça!", mostarda preta, pão, maionese e creme de cebola - uma versão facilitada do pão de alho, farofa pronta e cervejassssssssssss.
Etapa dois: Quem vai colocar o dinheiro na frente para pagar as compras? Numa boa, eu sou da turma das compras e normalmente dou a minha parte ou questiono, do tipo:" E como vai ser esse rateio?" Sentiu o terrorismo? Sim, porque tem sempre um que nem se coça. Compras feitas, vamos ao que interessa.
Etapa três: Quem vai fazer o churrasco? Eu tenho o grupo onde faço. Tenho o grupo em que deixo com os amigos rs. O cara da churrasqueira sofre, mas também come. Ele precisa do preocupado com a temperatura da cerveja, que dá é o combustível dele. Primeiro, sempre o pão de alho e depois e a linguiça. Amigo, nessa hora fique atento, a próxima saída, carne mal passada boi mugindo kkkkkkkkkkkkkkk. Adoro! Começou o churrasco. Batata assada com cheddar, vale e cebola também!
Etapa quarto: O povo fica na mão do palhaço. Grandes possibilidades de barraco ou piadas e boas lembranças. Conversar nessa hora é coisa do passado. Eu que não bebo, me divirto só de olhar. Celular na piscina? Faz fileira.
Etapa cinco: Hora da glicose. Nada melhor que banana na brasa com açúcar e canela e sorvete de creme, tá certo? Nessa hora começa o ensaio da despedida. Aquela carne virou lagarto assado na grelha, a fila de latinhas pela metade e quente é grande e aí vem pelo menos, a coleta do lixo fabricado, que não é pouco. Cuidado nessa hora. Ensaio para o recomeço? Sim. Quando estamos arrumando a situação vem sempre o animado e fala: "Ainda tem carne, vamos acender o carvão? Podemos comprar mais uma caixa." Ferrou! Agora só de madrugada. Virou rave. Sabe o que é isso? O doce! Maldita bananinha com sorvete rs.
O dia passou e a noite também rs. O churrasco tem tempo de duração indefinido. Se vc tem um churrasco de dia, não marque nada para noite. Churrasco não tem hora! Essa falta de compromisso é que o torna o programa mais relaxado. Todo mundo tem uma história de churrasco, fotos de churrasco, coletênea "Micos de churrasco", mulherada sempre fala mal da roupa da nova no grupo, sempre alguém conta vantagem, vai embora de repente, tem o deixa disso, o sem noção, o palhaço, o pseudo galã, tem sempre a super simpática irritante, a desfrutável e nessa selva vamos embora.
Promovam churrascos! Escolham o grupo certo ou façam em dupla. Funciona muito bem!
Bjs a todos.
PS: Não esquecendo a trilha sonora... Isso também vale para decisão do grupo. Mais fácil o dia passar e não se ouvir uma música inteira. Diferente do que muita gente pensa, churrasco combina com rock e não com pagode. Pagode, eu não curto. Samba de raiz, ok. Samba de raiz combina com bebidinhas, dança e num chute bem ousado, feijoada! Ah a feijoada...

Fim de ano!


Olá pessoas,
Me atrasei um dia no post de fim de ano. Sorry! É assim mesmo, dezembro vai chegando ao fim e vem aquela sensação de que não vai dar tempo rs.
Hoje fui à praia. Dia lindo, muito sol, calor e o mar apesar de escuro, delicioso. Dias assim me fazem pensar - muito mais que o normal e então vem o balanço de 2009. No meu pequeno banquete - Biscoito globo e mate do latão, comecei a pensar no que escrever. Me distrai. Estava conversando com a Paloma rs. Quando fui mergulhar, fiquei em pé ali, olhando, rezei um pouco e constatei que definitivamente meu coração é como o mar e decidi o que falar aqui. Pouca coisa. Melhor assim rs.
Definitivamente não gosto de anos ímpares. Fazer o que? Mania? Pode ser. Fato é, que nesses anos sempre alguma coisa estranha acontece. "Estranha" é bom demais rs.
Olhando o mar, preferi lembrar só das coisas boas que aprendi em 2009. Ô!!! Rs..... Mais feliz do que ter sobrevivido aos últimos doze meses é pensar no que está reservado para mim em 2010. Garanto, não é pouco. Sentiu o pensamento positivo? Rs...
Preciso agradecer a todos que ficaram ao meu lado esse ano. Amigos de verdade, perto ou longe, pessoas que surgiram e resurgiram. Vcs são de extrema importância na minha vida. Agradeço todo apoio, amizade e carinho. Pessoas não tão bacanas... espero que vcs aprendam tanto qto me ensinaram..............ou não. Alguns conseguem, outros nem tanto.
Prefiro não falar o que pretendo fazer em 2010, pq escrito é formalizado, tá certo? Essa história de que vou perder aqueles cinco quilos, economizar mais e blá blá, mentira rs... Nada de falsas promessas, ok? Emagrecer mais, só se eu sumir e por isso, praticarei o delicioso pecado da gula! Pensar no que se deseja e correr atrás, bacana pacas. Planejar, humm, sei não. Os planos as vezes não saem como imaginamos. Pode vir coisa melhor ou apenas diferente e tudo bem rs? Tudo bem sim.
Desejo a todos um Feliz Natal e por favor não se esqueçam do responsável por isso, que é não Papai Noel, e sim o cara lá de cima, que em sua misericórdia infinita ensina, nos dá caminho, nos conforta e nos perdoa, sempre. Desejo a harmonia, a alegria e a serenidade e claro, uma ceia incrível com muita rabanada de preferência com sorvete. Desejo que 2010 venha com muita força, sabedoria, muito amor, muita paz, prosperidade e realizações.
Bjs

Meu momento com o Rei.

Minha infância também teve trilha sonora. O vinil do Estúpido Cupido rodava direto em nossa pequena vitrola. Concordam que essa última frase "entrega" a idade da escritora rs? Vamos em frente... Nosso fusca era vinho e todas as manhãs com o rádio ligado, minha mãe levava a mim e o Antonio, meu irmão para o colégio. Lembro nitidamente que as unhas dela eram da cor do carro e no rádio, depois de Zora Ionara o que tocava era Clara Nunes ou Roberto Carlos.

Roberto sempre esteve presente na minha vida, mas o meu encontro com ele foi sensacional.

Temporada do Rei no Canecão e minha mãe assim como as amigas, queriam ir ao show. Decidiram então por uma mesa lá na frente. Uma comitiva de mães e suas crias. Eu tinha sete anos e me lembro da roupa que vestia. Acho que minha estréia como platéia, foi nesse dia. O show começou e a orquestra dele era e é maravilhosa. Achei aquilo tudo bem bacana. Conhecia a maioria das letras e num determinado momento, o Rei começa "Eu te proponho".

Eu, criança animada e me sentindo a adulta na situação, cantei de ponta até...Numa visão atualizada desse momento, posso suspeitar que foi ensaiado um final memorável para a múisca, mas na época eu não sabia disso rs.

Roberto canta no fim da música: "Eu te..........." Uma pausa no Canecão, as luzes apagaram, a orquestra parou e eu lá na frente com "aquela" voz de criança aguda demais, imediatamente completei "proponho". Fora do tom, desafinado e prolongado kkkkkkkkkkk.

Só de lembrar, me dá um frio na barriga. Claro que o Rei terminaria a música de uma forma avassaladora se eu não tivesse atravessado o final dela. As luzes acederam, um holofote foi direto na nossa mesa e nessa hora eu só pensava o seguinte: "Ferrou, vou levar esporro. Acho que não era para cantar essa parte". O Rei veio na minha direção, rindo e dando a famosa sacudida leve de ombros, beijou uma rosa, jogou para mim, ouvi palmas rs e ele então terminou com um longo "proponhoooooooooo....".

Claro que essa história contada pelo meu irmão é muito mais engraçada, porque ele imita a minha voz e a minha cara. Sim, eu era dentuça rs! Confirmem na foto abaixo. Momento inesquecível! Aliás preciso fazer um comentário. O que é "Cavalgada"? Rs...

Bjs a todos.

Tolerância quase zero rs...


Quem me conhece um pouco sabe que dirijo, dirijo bem - dizem rs, tenho pé pesado apesar de pequeno - 34 e possuo uma tolerância quase zero com o trânsito.
Hoje não aguentei e tudo que penso e verbalizo durante esses momentos que se repetem, vou colocar aqui! O comportamento das pessoas no trânsito fala um pouco sobre elas. Um pouco rs....
1- De que adianta ter um super carro, se a criatura joga lata de cerveja, pela janela? Esse suíno, infeliz e sem qualquer bom senso, pode ter o melhor carro do mundo e será eternamente um bundão ou uma bundona. Estou falando de carros bacanas e dos fuleiros também, que circulam nas zonas sul e oeste, ok?
2- A pista da esquerda não deveria ser usada por pessoas que têm pressa? Rs..Pessoas assim como eu, urgentes. Pessoas com síndrome de Touché ou não, simplesmente relaxadas não deveriam usar a pista da direita? Então fica meu questionamento: POR QUE ESSES INFERNAIS MOTORISTAS FICAM NA PISTA ERRADA? RÁPIDO, ESQUERDA E DEVAGAR, DIREITA. FÁCIL, NÃO É?
3- Falar no celular dirigindo, não pode. Fumar, pode? Pq? Então motoristas fumantes, por favor, pista da direita e nada de querer ser simpático e acenar em agradecimento para ninguém. A chance de um acidente no seu carro e no do outro, é imensa. Vc é f.... e fala no celular com uma incrível desenvoltura, pq não quer usar viva voz ou pq vc é o mais bacana fazendo isso, POR FAVOR, PISTA DA DIREITA! Torça para não ser multado.
4- Distância de segurança - PRA QUE, NÃO É VERDADE? Tem sempre um esperto querendo te conhecer melhor e por isso, cola na sua traseira. Beira a cafonice! Seta, pra que?
5- Vc bebe? Vc bebeu? Problema seu? Solução sua rs? Vá de taxi. Eu já bebi e justamente por causa do cuidado comigo e das pessoas que andam comigo, parei. Fiz isso, pq quis, não me arrependo e até hoje alguns não acreditam e fazem piada. Não bebo e não fumo. E daí? Rs.........Se vc quer beber, vá de taxi ou de carona. Eu não tenho mais a síndrome da garagem no dia seguinte: Descer correndo até a garagem para ver se o carro está inteiro, conhece? Motorista bêbado fica corajoso e rápido. Homens FEIO! Mulheres, PIOR AINDA!
6- Teve um acidente, não pare para olhar, POR FAVOR. Se vc ouviu uma sirene, sai da frente!!! As pessoas são muito, muito mal educadas e só pensam em si.
7- Motoristas de taxi - INSUPORTÁVEIS pegando passageiros onde? Pista da esquerda. Infernais.
8- Motoristas de ônibus - Não querem perder sua "faixa" então não param no acostamento como deveriam para pegar seus passageiros.
9- Motoristas de vans - OS PIORES, pq além de acumular as "qualidades" dos dois acima, ainda berram o destino deles!!! Eu quase choro...rs
10- Motoristas com visitas a direita, co pilotos femininos ou masculinos, NÃO PERMITAM QUE ESSAS CRIATURAS COLOQUEM SEUS PÉS NO PAINEL DO CARRO. ISSO É FEIO DEMAIS E AO CONTRÁRIO DO QUE DIZEM, NÃO RELAXA EM NADA. RELAXA EM CASA, NO SEU QUARTO, NA SUA CAMA, MAS NO CARRO NÃO. FEIO, PORCO E NUMA BOA MENINAS, NADA CHARMOSO.
Ai...ai...bem mais aliviada agora. Pessoas só fazem o que fazem, não importa onde, não importa com quem, pq elas acreditam sinceramente que podem fazer! Vai entender.
Bjs a todos e aceito novos tópicos, ok?

As pessoas nos enganam? Não! Nós nos enganamos.


Uma verdadeira e triste constatação. Ainda vou pensar se publico esse texto ou não. O nível dele de comprometimento, é IMENSO. Vamos ver rs. Esperei até agora, talvez possa esperar mais um pouco...........ou não rs!
Optei por não esse ano. Depois do dia primeiro, quem sabe? Fica a primeira de muitas dicas:
"Se uma pessoa te enganar ela merece uma surra, se esta mesma pessoa voltar a te enganar quem merece a surra é você." Provérbio chinês.
OBS: Nessa hora não cai como uma luva "Bater com a cabeça da criatura na parede até sangrar kkkkkkkkkkkkkk?"

Os incríveis idosos de Copacabana e suas façanhas


Copacabana tem uns de 150.000 habitantes. Abriga a maior quantidade de idosos do município, com 16,7% da população acima de 60 anos. Aprendi a ter um pouco de tolerência com idosos com a minha Bisa, Vó Vita, que no fim da vida já perguntava que eu era. Depois disso, tive a oportunidade de conviver com minha avó materna, Vó Nazinha, que estava longe de ter um perfil idoso, gastando toda energia possível. Essa tem uma coleção de façanhas e Vó Joaquina que viveu até os 101. Já a conheci com os cabelos brancos, rezando terço, fazendo casaquinhos no inverno e falando do passado. Depois dessas experiências, fico realmente indignada com os maus tratos feitos aos idosos.
O que vejo todos os dias é algo incrível. Idosos de Copa, têm complexo de Neo. Sim, Neo do Matrix. São destemidos e atravessam ruas com sinais abertos, param os carros apenas com seus braços esticados como se isso decididamente ajudasse o trânsito rs. Atravessam fora da faixa, furam filas na lotérica e no mercado e pensam que estão certos ou que podem agir assim, porque são idosos! Penso que assim como as crianças, não podem ser mal tratados e também precisam de educação e atenção.
Olha o absurdo e a prova de que cabelo branco não dá santidade a ninguém. Um dia fui a locadora perto de casa e estava esperando o sinal fechar. Quando observo que um homem de muletas atravessava a rua fora da faixa e com o sinal ainda aberto. Numa boa rs..........sou conhecida também pelo meu humor ácido, irônico, debochado e tal. Tudo bem! Estou conformada com os rótulos, mas o infeliz precisava atravessar a rua dessa forma? Não basta ser manco já??? Quer morrer?
Me lembro que meu pai, sempre cuidadoso com normas de segurança avisava para não ficar perto da rua, só atravessar quando os carros pararem, ficar embaixo da barraca na praia, não deixar nada no chão que pudesse causar algum acidente em casa. Ele já treinava e nos treinava para o futuro adulto idoso educado.
E no banco? Rs.... Senha preferencial e normal! Super espertos. Isso quando não reclamam horrores com o segurança no maior volume possível. Façanhas idosas são positivas também. Eles tem seu grupo de dança, lotam academias, lutam por sua independência e vivem de forma positiva. Quando vejo um idoso, tento perceber a sua história, a marca que ele deixará. Convivi com outros idosos e percebi as alegrias e as tristezas que cercam algumas famílias. Muitas vezes presenciei um erro de julgamento do que se considera cuidado, literalmente confundido com domínio. Penso que os mais novos se esquecem que são frutos daqueles que hoje estão no fim da vida. Logo ali, porque o tempo passa bem rápido e para todos, será você o idoso. Não sei onde estarei idosa, nem sei quais serão as minhas façanhas, mas de uma coisa eu sei, não pretendo perder nem a minha educação, nem o meu humor.
Pessoas, acho que estou com sinais daquele alemão que deixa a gente muito louca rsssssssssssss. Esqueci completamente de um tópico muito importante: Essa mania que está presente em filas, meios de transportes coletivos, salas de espera e até em elevadores para aqueles que chegaram na categoria Master.
Alguém pode me explicar essa epidemia de "Garrar no coleguismo" dos nossos queridos idosos?
Sério rs.........rs..............kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Desculpem-me! Isso vem da mocidade também? Porque tem sempre alguém disposto a um papinho. A única diferença está na pauta. Quando o papo é ainda jovem, não se fala tanto em doença, morte, artrite, dores e azia. Ouvi-se dependendo da oportunidade, pode começar com "Menina, aí ele falou assim..." ou "Ah fulano está no hospital e vc sabe que o pai dele teve a mesma coisa?". Agora imagina a minha cara quando sou o alvo dessas doces criaturas? Primeiro, a cara de arvore, depois eu olho para cima, me concentrando para não rir e me lembro do comentário bem ácido que minha mãe faria se estivesse por aqui, ou seja concentração que nada. Rezo, ainda olhando para cima, peço perdão pelo meu pensamento, afinal o tempo passa para todos e depois desejo que eu não fique assim quando envelhecer. Um momento de reflexão sobre tal atitude vem em seguida e na maioria das vezes, percebo que posso ser a inspiração de um texto como esse em quanto tempo mesmo rs?
Bjs a todos

O Ingrato e o Traidor


Sempre procurei ter o entendimento de alguns sentimentos. A gratidão e a traição são os que mais me saltam durante esses poucos anos de vida. Depois de muito pensar, analisar e ouvir dos outros sobre ser ingrato ou não, traidor ou não, vamos lá.
Ingrato - Aquele que não dá recohecimento a alguma coisa. Num olhar bem pessoal, ingrato poder ser aquele que recebe, recebe e só recebe por alguém que doa. Quem doa, doa porque há sobra ou transborda tal gesto ou sentimento, ou porque faz na espera da retribuição do outro - baixa auto estima. Isso não doação, é troca. Se quem recebeu não sofrer de amnesia, nem da síndrome da ausência de culpa, estamos no lucro!
O ingrato porém pode pensar que quem doa, doa porque sobra, porque tem mais. Se ele tem mais, quem recebe tem menos. Percebe a confusão estabelecida? Pior...se você tem mais e eu menos, tem mais é que doar a mim, tudo, sempre. Afinal, vim ao mundo para ser rei ou rainha, tá certo? ERRADO!
Daí para o ingrato se tornar um traidor, um piscar de olhos... Traidor é o ingrato profissional. Faz com total ausência de responsabilidade. Ele só fez o que fez, porque você praticamente o forçou rs e ele que ele está certo. Pois é.................Culpa tem, quem cria essa pessoa, esse pequeno monstro. Os doadores. Você acredita em vampiros? Eu acredito e tenho o negativo! Percebeu a situação rs?
Esse foi só um intervalo para o próximo texto. "Os incríveis idosos de Copacabana e suas façanhas"
Bjs a todos

A caridade também tem seu preço

“A caridade é paciente, a caridade é benigna; não é invejosa, não é altiva nem orgulhosa; não é inconveniente, não procura o próprio interesse; não se irrita, não guarda ressentimento; não se alegra com a injustiça, mas alegra-se com a verdade; tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O dom da profecia acabará, o dom das línguas há-de cessar, a ciência desaparecerá; mas a caridade não acaba nunca. De maneira imperfeita conhecemos, de maneira imperfeita profetizamos. Mas quando vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá. Quando eu era criança, falava como criança, sentia como criança e pensava como criança. Mas quando me fiz homem, deixei o que era infantil. No presente, nós vemos como num espelho e de maneira confusa; então, veremos face a face. No presente, conheço de maneira imperfeita; então, conhecerei como sou conhecido. Agora permanecem estas três coisas: a fé, a esperança e a caridade; mas a maior de todas é a caridade.“- S. Paulo, 1 Cor 13, 4-13Dia 27 de setembro,
São Cosme e São Damião. Minha lembrança mais viva é minha mãe montando saquinhos de doces e mais tarde a substituição dessa prática por doações de cestas básicas em orfanatos. Durante muito tempo depois da sua partida, tentava a minha maneira, dar continuidade a isso. Doei nossas coleções de enciclopédias, roupas, alimentos, livros, mas isso não era o suficiente. 2006 foi o ano que encontrei o caminho certo, não só para por em prática o que me foi passado, mas também entender o sentido daquilo que presenciava quando criança. A separação dos brinquedos todo fim de ano incentivada por nosso pai e a idéia de caridade recebida nos anos do Sacre Couer.
Nosso grupo escolheu um hospital infantil que atende crianças portadoras do HIV e câncer - prefiro não mencionar o nome do hospital - para o recebimento dos donativos desse ano. Fiz os 50 saquinhos, meus e do meu irmão, mas sabíamos que doces não poderiam ser entregues. Entregaríamos para outras crianças. Compreensível. Então compramos alguns brinquedos e caixas de leite em pó. Sabemos que pequenas doações podem não solucionar todas as coisas, mas ajudam. O mais importante é ir até lá e tentar levar um pouco de alegria as crianças - tive a oportunidade de participar de algo grandioso no ano passado em visita a Fundação Ricardo Moisés em Juiz de Fora.
Chegado o grande dia, tudo combinado anteriormente com uma enfermeira responsável, recebemos então a seguinte notícia: O leite comprado poderia ser deixado, mas a responsável pela chave de uma sala onde seriar guardada essa doação, SEM RISCO DE EXTRAVIO, não estava no hospital. COMO ASSIM? Deixaríamos as caixas de leite em pó, mas sem garantia de que seriam distribuídas para as famílias das crianças internadas e até outras que fossem ali para receber? Sem perder o espírito que nos motivara até ali, decidimos quem entraria na enfermaria para a entrega dos brinquedos e ter a chance de conhecer e levar um pouco de felicidades aos pequenos. Não fui dessa vez... Outras 3 pessoas escolhidas ali iriam cumprir nossa missão. Lá fora, calor e espera. Queria saber logo como foi. Depois de um tempo avisto os escolhidos voltando. Cada um carregava uma expressão, mas todos visivelmente preenchidos em suas aparências.
Foi muito bom! Disseram. As crianças estavam quase adormecidas e um pouco sem entender quem eram aquelas pessoas. Segundos depois de falado o motivo daquela visita, a enfermaria se encheu de alegria. Imagino! Adoraram os presentes conversaram e agradeceram assim como suas mães que os acompanham em condições nada confortáveis.
Falar disso e escrever sobre isso é só um gesto para divisão dessa sensação de ter ajudado alguém e desabafar o incômodo que sempre sinto por não poder fazer mais. Muito mais. Levamos nossas caixas de leite para serem doadas por nós, em mãos, pois assim faz sentido. Perguntei-me então, como podemos fazer a caridade e se acertamos na forma de doação. Depois de muito pensar – atividade constante, até cansativa praticada por mim, percebi que tudo na vida tem preço e a para fazer caridade também. Cada sim significa um não. Cada criança daquele hospital recebeu a visita e o kit de presentes, mas não o leite. O leite foi para outras crianças. O que importa no final é que mesmo sem presente, sem leite ou doces, dar um pouco do seu tempo – que não se compra por dinheiro algum, as pessoas que precisam de um de atenção, uma conversa, uma leitura ou apenas um abraço, calculamos o verdadeiro valor da caridade feita com o coração, todos os dias.
Não sei se encontramos a forma certa, mas não desisto da busca. Torço para que hospitais, orfanatos e creches nos ajudem a colaborar mais.

Meu coração é como o mar.






Depois de um dia inteiro pensando em como a vida muda, resolvi olhar o mar. O mar nunca é o mesmo, assim como nós, assim como nosso coração.
Sinto as ondas na mesma proporção em que as observo. Tive momentos onde a maré estava baixa. Eu estava serena. Me surpreendo, com as ressacas e ondas enormes que levaram à beira, a raiva, a saudade de quem já foi ou o amor que surgiu. Me encho então desse amor, que transborda e sinto esperança...... Temos aquela manhã, onde a água está não tão fria, faz muito calor, o céu está mais azul e podemos ficar no mar o tempo que desejamos. Os tesouros do mar, ficam guardados em lugar seguro. Nossos sentimentos também. Mesmo com as tentativas de saques piratas, protegemos nosso bem maior, assim como o mar. Um dia, a lua muda e tudo vira. Uma grande sequência de ondas nos atinge e nos vemos no dever de então, olhar de fora e perceber o momento certo de entrar...ou não. Tive meu coração nas mãos e nada pude fazer. Tive paciência e cautela para um roda-moinho não me levar e meu coração ficar inteiro. Protegi o que me faz acreditar na vida. Minha fé, o amor e a esperança. Dias de chuva deixam o mar batido, mas controlado. Dias de tempestades, não. Nesses dias o mar demonstra sua fúria e deixa rastros imensos. A manhã seguinte chega e tudo se acalma, mas o estrago está lá. Hora de tirar os cacos e fazer um curativo.
Naquela noite então conclui, que acima de tudo, precisamos ser fortes. O mar é assim todos os dias!